A televisão tornou-se disponível, na sua forma rudimentar, em finais dos anos 20. Depois da Segunda Guerra Mundial, uma forma melhorada popularizou-se nos EUA e na Inglaterra e vulgarizou-se nas casas, empresas e instituições.
Durante os anos 50 a televisão foi o principal meio de influência da opinião pública. Os EUA são o inevitavelmente o palco principal da viajem cronológica aqui apresentada.
Os primeiros shows televisivos foram na realidade radiofónicos, alguns deles até de muito sucesso, como I love Lucy (Adoramos a Lucy) e Gunsmoke. Este último foi a série de televisão que, em toda a história da TV mundial, foi exibida por mais tempo (20 anos, de 1953 a 1973); a segunda foi Bonanza, por 13 anos.
Entre os primeiros shows contavam cerca de 120 westerns, a maioria em branco e preto, onde os cowboys ditavam o standard do certo e do errado e nos ensinavam sobre os heróis.
Inesquecíveis foram Fury, The adventures of Rin Tin Tin e, desse mesmo período, Lassie.
Alguns westerns tornaram-se a cores como Bonanza, o Virginia e Wagon Train, estes últimos experimentais do formato de 90 minutos.
Inesquecíveis foram Fury, The adventures of Rin Tin Tin e, desse mesmo período, Lassie.
Alguns westerns tornaram-se a cores como Bonanza, o Virginia e Wagon Train, estes últimos experimentais do formato de 90 minutos.
As mudanças na sociedade refletiram-se inevitavelmente na TV, nomeadamente na sua programação. O público passava a ser captivado pela música dos Beatles e Rolling Stones e o entretenimento adequava-se aos novos tempos. Playhouse 90 e Howdy Doody terminavam em 1960, e nesse período experimental populariravam-se shows de médicos como Ben Casey e Dr. Kildare.
Como reflexo da mudança social de sensibilidades, Bill Cosby tornava-se no primeiro homem negro no horário nobre da televisão em 1965 com I Spy, abrindo as portas para Greg Morris em Mission Impossible, Clarence Williams em Mod Squad e Don Mitchell em Ironside.
Como reflexo da mudança social de sensibilidades, Bill Cosby tornava-se no primeiro homem negro no horário nobre da televisão em 1965 com I Spy, abrindo as portas para Greg Morris em Mission Impossible, Clarence Williams em Mod Squad e Don Mitchell em Ironside.
Em TV assistia-se à derrota de Nixon no debate com Kennedy
e, com desespero, em apenas quatro dias, ao assassinato e enterro de Kennedy.
Talvés devido à guerra do Vietname, alterava-se a noção de
bons e vilões e a verdade é que, chegados aos anos 70, os westerns desapareceram
de todo.
Os programas de variedade também deram lugar aos precursores dos modernos
sitcom, onde cada ator multimilionário de hoje deve respeito a Lucille Ball e
Dick Van Dyke que lhes abriram caminho.
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